terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cultura do Japão


Palavras japonesas de origem portuguesa

História
Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar no Japão e os primeiros a estabelecer um fluxo contínuo e direto de comércio do Japão com a Europa, Durante os séculos XVI e XVII os Jesuítas portugueses, assim como os espanhóis, empreenderam um grande trabalho de catequização que só foi destruído com as perseguições religiosas no início do Período Edo (Xogunato Tokugawa). Portanto, foi inevitável que algumas palavras da língua japonesa tenham se originado do Português. A maior parte destas palavras referem-se a produtos e costumes que chegaram pela primeira vez ao Japão através dos comerciantes portugueses. Não há entretanto, registro de palavra
O número de palavras portuguesas no japonês é, segundo Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, mais de quatrocentas. No auge da influência portuguesa no Japão terão existido cerca de quatro mil palavras.
Não há registro de palavras da língua portuguesa que tenham chegado ao Japonês devido à imigração japonesa no Brasil, entretanto o Japonês falado no Brasil incorpora, como esperado, várias palavras do Português falado no Brasil.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina