quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Caruru


O caruru é um prato típico da culinária baiana, originalmente uma comida ritual do candomblé, provavelmente trazida para o Brasil pelos escravos africanos. Pode-se comer acompanhado de acarajé ou abará.
É preparado com quiabo, uma verdura que se pensa ser de origem africana, cebola, camarão fresco e seco, azeite de dendê, castanha-de-caju torrada e moída, amendoim torrado sem casca e moído.

Forma de preparo
Junte a castanha, o amendoim e os camarões secos e passe no processador até virar pó. Inclusive esse pó pode ser guardado bem fechado por vários dias.
Lave os quiabos. Despreze a tampa e o fim do cabo. Corte os quiabos em rodelinhas ou pequenos pedaços. Não lave depois de cortado, pois o quiabo fica babento. Em uma panela coloque um pouco de azeite de oliva e cebola picadinha para dourar e refogue os quiabos. Deixe cozinhar o quiabo com os temperos, e com um pouco de água para cozinhar. Aos poucos coloque o pó feito com a castanha, o amendoim e o camarão. Se quiser pode colocar caldo de peixe ou bacalhau também. No final do cozimento acrescente o azeite de dendê e retire do fogo.
Pronto, é servido tradicionalmente em uma gamela. Acompanha arroz branco e moqueca de peixe.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina