quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cultura do Japão


A Cultura Pop Japonesa

Após a derrota na 2ª Guerra Mundial, os americanos tentaram impor o “American Way” como uma estratégia para deter o avanço do comunismo sobre o país. Porém diferente do que ocorreu em outros países, os japoneses não só assimilaram como também reinventaram. O mesmo já havia ocorrido com a cultura tradicional. Por exemplo a escrita japonesa é a mistura de caracteres criados no país (o hiragana e o katakana) com os ideogramas ‘importados’ da China (o kanji). Na religião, a prática de ritos locais, o xintoísmo, com os ritos ‘importados’ da Coréia e da China, o budismo. Com a cultura pop não poderia ser diferente, ao invés de apenas cultuar ídolos alheios, os japoneses criam seus próprios ídolos. A fórmula poderia ser americana, mas o produto final tinha que ser culturalmente japonês.
O pop japonês tornou-se um bem sucedido caso de ‘customização’ da industrialização cultural em padrões orientais. Dois mil anos de história e tradições não podiam ser substituídos e o sucesso de um ídolo ou produto depende, até hoje, de sua identificação com o público.
A cultura pop é um fenômeno ligado à industrialização e à sociedade de consumo, é importante ressaltar que o pop japonês ocorreu e foi beneficiado por condições culturais e econômicas extremamente favoráveis que o país conquistou no pós-guerra. Principalmente a partir dos anos 60, quando o então Primeiro-ministro Hayato Ikeda implantou um histórico programa econômico, que em dez anos duplicou e distribuiu de forma ampla a renda per capta do país, criando a nação da maior e mais rica classe média do mundo. Ao mesmo tempo, o país alcançou uma das mais altas taxas de alfabetização e escolaridade do planeta, formando um povo sedento de informação. A cultura pop, em qualquer parte do globo, é baseada em consumo, e isso faz com que o pop seja essencialmente um fenômeno cultural e comercial.
Fazem parte da cultura pop japonesa itens como o karaokê, yosakoi soran, mangá, animê, tokusatsu (filmes e séries de efeitos especiais), cinema, garage kits, música (notadamente J-pop e anime songs), games e programas de TV.
Animês são desenhos japoneses de traços marcantes como os olhos grandes,cabelos de cores exóticas e roupas de estilos próprios e bem diferentes.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina