quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Curiosidades da Cultura Indígena


Educação indígena

Falar da educação dos índios nos dias atuais requer uma breve análise histórica deste povo. Precisamos reconhecer que nesses 508 anos, os povos indígenas têm sito destruídos, mortos, perseguidos e marginalizados pelos civilizados. Mesmo com toda Política de proteção e leis preocupadas pela qualidade de vida dos índios, estamos longe de um tratamento digno e justo àqueles que foram os primeiros habitantes desta terra, portanto os donos originais da mesma. Se este é um povo que vem perdendo sua identidade, sua cultura e costumes, sua história e a própria vida, pois várias foram as tribos dizimadas por doenças levadas por homem branco, também a educação teve seu processo e seus propósitos alterados e ajustados as necessidades de cada tribo.


Alguns Problemas

Há muitos problemas enfrentados pelas inúmeras Instituições Escolares Indígenas do Brasil. Professores reunidos na III Assembléia Geral do Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia, ocorrida em Manaus, no ano de 2003 onde fizeram um diagnóstico da situação das escolas indígenas e destacaram entre os principais problemas enfrentados:
Não reconhecimento das escolas indígenas;
Falta de infra-estrutura adequada;
Discriminação e preconceito;
Não implementação da legislação da Educação Escolar Indígena, em especial a Resolução 03/99;
Ausência de representação indígena nos Conselhos de Educação;
Falta de uma política pública para atender a necessidade do Ensino Superior voltado aos interesses dos povos indígenas buscando o compromisso das universidades públicas;
Falta de atendimento ao Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série;
Falta de concursos públicos diferenciados para resolver a situação dos contratos temporários.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina